1º Escolha o horário em que você deseja acordar.
Se você quiser ficar realmente craque em se preparar e estar pronto as 6 da manhã, ótimo! Esse é o seu objetivo. Esse será o objetivo para o qual você tentará atingir todos os dias da semana. Entretanto, você vai fazer isso gradativamente, para evitar impactar o seu organismo.
Isso aí todos os dias da semana, incluindo os fins-de-semana. Até que você esteja completamente reprogramado, não poderá dormir nem um pouquinho a mais. Mas assim que você pegar o jeito, não vai mais precisar disso!
2º Ajuste seu alarme para 15 mais cedo que o normal.
Se você normalmente dorme até as 9, simplesmente sair do nada e tentar acordar as 6:30 não vai rolar. Bem, pode ser que aconteça uma vez, mas aí você vai passar o dia inteiro tomando café e se arrependendo das decisões que tomou na vida. No dia seguinte, ajuste para 8:45. No dia seguinte? 8:30. E mesmo quando você chegar no tão sonhado sábado, ajuste o alarme para 15 minutos antes até que você consiga acordar no horário desejado.
Se você tem um grande problema com as segundas-feiras, então acorde no mesmo horário durante dois dias. Segunda e Terça você pode acordar as 8:00 e então você ajustaria para 7:45 na Quarta.
3º Tenha tempo suficiente para dormir bem.
Se você costumava dormir das 12 da noite até as 9 da manhã, você não pode ir pra cama a meia-noite e esperar que o seu alarme despertando as 6 da manhã seja a maior maravilha do mundo. Conforme você acorda mais e mais cedo, vá para a cama mais e mais cedo. O objetivo não é dormir menos (afinal de contas, dormir é maravilhoso), o objetivo é acordar mais cedode forma mais fácil. A ciência nos diz que se você dormir o bastante a noite, é mais fácil fazer isso.
Você também pode tentar condicionar seu corpo a precisar de menos tempo de descanso se desistir de dormir tarde for a mesma coisa que entregar um filho seu. É a mesma ideia, mas mantendo um horário para dormir.
4º Fique empolgado.
Para conseguir pular da cama de manhã com vontade, você precisa de algo que lhe motive a fazer isso. Então encontre algo com que você se empolgue! Se não conseguir pensar em nada, use esse experimento como algo para fazer espontaneamente. Afinal de contas, o caminho para hábitos novos e mais produtivos é, com certeza, algo que você deve se orgulhar.
O que você tem programado para o dia seguinte que você mal pode esperar para acontecer? O tamanho da coisa não indica a sua eficácia - coisas pequenas funcionam tão bem quanto as grandes. Até mesmo acordar cedo para tomar aquele cafezinho quentinho na padaria funciona! Hummmmm. Quase dá pra sentir o gosto, não é?
5º Prepare-se para os benefícios.
Acordar cedo tem ligação com diversas coisas diferentes e positivas. Pesquisas indicam que as pessoas que acordam cedo têm melhores notas, geralmente são mais pró-ativas, podem antecipar problemas e planejar melhor imprevistos futuros. Espero que você possa lidar com o seu iminente e maravilhosos eu.
É meio que aquele lance de quem veio primeiro, a galinha ou o ovo. As pessoas que acordam cedo têm mais tempo para se exercitarem, mais tempo para sua família e menos problemas no escritório (e é mais fácil trabalhar). É o sono que está deixando a vida melhor, ou eles dormem melhor porque têm uma vida boa? Experimente você mesmo!
Método 2 de 3: Dormindo Melhor e Acordando Cedo
1º Comece uma rotina noturna.
Nossos corpos precisam ser programados para desacelerar, digamos assim. O corre-corre do dia-a-dia nos faz virar uma bateria ambulante e nós não podemos simplesmente sair dos 220v para 0v num piscar de olhos. Sua rotina deve ser qualquer coisa que você goste, mas você deve fazê-la diariamente (para servir como indicativo para o seu corpo) e deve durar pelo menos 15 minutos.
A rotina pode consistir em um banho de chuveiro, tomar leite morno, ouvir música clássica, ou fazer exercícios de relaxamento, como yoga e pilates. Se você ler, certifique-se de fazer isso sem luzes muito claras (falaremos disso depois). Faça do seu quarto um local apenas para dormir. Evite atividades cansativas antes de dormir, já que isso irá inibir um sono confortável.
2º Diminua as luzes cerca de uma hora antes de ir dormir.
Luzes claras podem inibir o hormônio melatonina, o que pode causar insônia e a sensação de "cansaço". Tente desligar TVs, monitores e similares uma hora antes da hora que deseja dormir.
A ciência indica que tudo o que essas luzes muito claras fazem é mexer com seu relógio biológico. Quando você está na frente do computador, TV e celular até as 2 da manhã, seu corpo não faz a mínima ideia do que está rolando; pode ser 2 da manhã ou 2 da tarde, até onde ele sabe. Desligar as luzes faz com que seu corpo entenda, "Ah! Tá na hora de dormir. Desligando!"
3º Durma tempo o suficiente.
Essa é uma verdade simples, mas não significa que seja menos importante: dormir o suficiente lhe ajudará a acordar mais cedo. Quanto você tem dormido?
É mais fácil acordar cedo se você dormir a quantidade recomendada de horas durante a noite. Tente dormir: -7 a 9 horas de sono para os homens.
-8 a 9 horas de sono para as mulheres.
-9 a 10 horas de sono para mulheres grávidas.
-10 a 12 horas de sono para crianças e idosos.
4º Durma com as cortinas semi-abertas.
Dormir com as cortinas assim ajuda o seu corpo a parar de produzir melatonina enquanto aumenta simultaneamente a produção de adrenalina. Isso pode ajudar seu corpo a ficar preparado para enfrentar o dia assim que o alarme soar.
Você sabe o que acabamos de dizer que a luz te mantem acordado? Bem, se você estiver dormindo, ela te acorda. Doidera, né? A luz natural do sol será percebida pelo seu corpo, mesmo quando você estiver dormindo.
A luz do sol também aquece sua cama, fazendo com que a temperatura também lhe diga que é hora de acordar. Se for possível, considere colocar sua cama na posição correta em seu quarto para poder se aproveitar deste efeito.
5º Tente dormir de novo se você acordar no meio da noite.
Fique na cama para evitar acordar o seu corpo, caso você se mexa. Porém, se você está se revirando há 20 minutos e não consegue dormir, levante-se. Faça uma atividade relaxante (como ler, ou se alongar) até sentir que vai poder dormir de novo.
Acordar no meio da noite pode ser o sintoma de um problema maior. Avalie seus hábitos e o seu ambiente. Se você estiver fazendo tudo corretamente (você saberá quando chegar no fim do artigo), considere procurar um médico. Você pode ter algum distúrbio do sono o qual ele será capaz de te ajudar a melhorar.
6º Ajuste a temperatura.
A maioria dos médicos lhe dirá que você deve manter o quarto em uma temperatura entre 18º a 22º C. Entretanto, o que pode ser confortável para uma pessoa, pode não ser para a outra. Se você tiver problemas para dormir, considere mexer na temperatura. Você pode acabar descobrindo que seus problemas para dormir se acabarão com o simples clique de um botão.
Se você não dormir sozinho, usem camadas, ou algo assim. Tentem encontrar um consenso. Se o pior acontecer, você sempre pode comprar um cobertor com aquecimento!
Quando ele está fora do seu alcance, você é forçado a sair da cama. Colocá-lo próximo dela é somente uma tentação para apertar o botão de soneca e dormir de novo - por 9 minutos. Isso não ajuda em nada.
8º Considere comprar um alarme novo.
Existem vários deles com toques diferentes. Talvez o seu não esteja funcionando pra você, portanto, considere comprar um novo.
9º Evite ativar a soneca no despertador.
Assim que o despertador tocar, saia da cama e comece sua manhã. Você irá acordar eventualmente e se sentirá melhor por ter perseverado em relação a preguiça matinal. Pule da cama (por mais óbvio que seja) e pense em viver o maravilhoso dia que lhe espera.
Usar a função soneca não vai te deixar mais descansados. Cientistas descobriram que você não entra no estado de sono em que você descansa mais, fazendo desse pequeno prazer algo especialmente inútil em lhe deixar acordado. Na verdade, você vai é se sentir pior.
10º Acorde os seus sentidos.
Assim que tiver saído da cama, dê a si mesmo aquela acordada. Pode ser uma xícara de café ou chá (aquele cheiro delicioso com certeza vai te acordar), um copo de água gelada, ou um bom banho. Seja lá o que for, certifique-se de que acorde um (ou mais) dos seus sentidos. Quando seu corpo e mente são estimulados, você automaticamente acordará para receber esse estímulo.
Luzes e sons funcionam também, além do paladar, olfato e tato. Abra as cortinas, ponha uma música e comece o dia com o pé direito. Quanto melhor for sua manhã, melhor será a tarde e a noite!
Método 3 de 3: Garantindo uma Melhor Qualidade de Sono
1º Exercite-se o bastante durante o dia.
Muitos médicos acreditam que ter um exercício cardiovascular de moderado a intenso durante a tarde ajuda as pessoas a dormirem num horário mais apropriado.[10] Então vá para a academia, entre num time de futebol, ou simplesmente tire a poeira daquela sua esteira que você vive dizendo que vai usar. Isso lhe ajudará a dormir melhor.
Tente não se exercitar no fim da noite. Fazer isso aumenta a temperatura corporal. Já que o sono é trazido por uma queda na temperatura corporal, exercícios físicos feitos tarde da noite podem ser prejudiciais no que diz respeito a dormir cedo.
Isso manterá seu corpo acordado e poderá até causar insônia. Limite sua ingestão diária para menos de 500mg.
Um café grande do Starbucks tem 330mg de cafeína. O Red Bull te acorda com 80. Just for the record.
3º Durma mais em dias que você dormiu menos.
As pessoas costumam precisar de mais tempo dormindo no dia seguinte quando elas não conseguiram dormir direito nos dias anteriores.[14] Então, se você só dormiu 5 a 6 horas na Segunda-feira (o que você geralmente não deveria fazer), seja diligente e durma de 10 a 11 horas na Terça-feira para compensar a privação. Do contrário, você irá alimentar esse ciclo vicioso de sono todas as manhãs.
Não tire cochilos por longos períodos de tempo durante o dia para compensar. Quanto mais próximo estiver da hora de dormir, pior será tirar o cochilo. Se você precisar tirar uma soneca, tente fazer isso antes das 3 da tarde e limite a menos de 45 minutos.[4] Assim você ficará descansado e ainda terá uma boa chance de dormir depois a noite.
5º Evite comer muito antes de dormir.
Isso não apenas faz com que o sabor do alimento te acorde, mas assim que você cair na cama, vai ter dificuldades em ficar por lá. Isso não é apenas ruim para o seu físico, mas também é ruim para a sua energia no dia seguinte também.[15]
Sua digestão fica mais lenta quando você dorme e comer muito antes de dormir pode fazer você ter azia (além de ter que ir ao banheiro). Ir para cama em um quase "coma alimentício" dificulta cair no sono também. Então é melhor simplesmente evitar isso.
Dicas:
- Se você utiliza um celular ou outro dispositivo eletrônico como alarme, use um som que seja estranho, pegajoso e divertido para te acordar. Além disso, certifique-se de mudar o alarme com frequência, para que seu corpo não aprenda a ignorar o toque enquanto dorme, ou tenha raiva de acordar com ele.
- Quando você acordar, vá direto para o banheiro e lave o rosto e os olhos com água fria. A frieza da água ajudará a diminuir a sonolência um pouco mais rápido e a trazer seus nervos e sentidos para a realidade.
- Se você for lento pela manhã, tome um banho frio. Isso irá aumentar a sua pressão sanguínea e acordará seu corpo consideravelmente.
- Leia um livro! Não um chato, mas o seu favorito. Seu cérebro irá automaticamente entrar em modo de desligamento assim que se cansar de ler. Isso lhe ajudará a dormir mais rápido.
- Assim que o alarme despertar, saia da cama e comece seu dia. Ajuda falar consigo durante o dia, porque isso mantém sua mente se movimentando com coisas que acontecerão mais tarde no dia, então você pode dizer a si mesmo que não está cansado. Se você estiver se lembrando constantemente dos seus planos diários e insistindo que não está cansado, as longas horas preguiçosas da manhã irão passar voando.
- Antes de dormir, diga a si mesmo que irá dormir cedo. Isso, muitas vezes, ajuda e você pode acabar acordando mais cedo que o normal.
- Tente encontrar a quantidade de sono adequada para você. Algumas pessoas precisam apenas de sete horas de sono para se sentirem revigoradas pela manhã. Encontre uma semana, ou fim de semana em que você possa dormir em horas diferentes e acorde na mesma hora. Veja o quão revigorado você estará quando acordar.
- Mantenha uma rotina de sono consistente. Durma e acorde sempre no mesmo horário, todos os dias.
- Faça exercícios físicos que estimulem seu corpo. Flexões, polichinelos e afundos são ótimos para acabar com a fadiga matinal.
- Se você estiver com problemas em acordar de manhã, jogue água fria no seu rosto, ou antes de dormir, ponha 2 colheres no freezer e quando acordar pela manhã, segure-as em seus olhos por cerca de 1 minuto. Isso realmente ajuda a abrir seus olhos e a te acordar.
- Assim que acordar, lave o rosto.
- Tente usar um suplemento para lhe ajudar a acordar cedo, quando estiver começando a fazer isso.
- Saia da cama lentamente para não se sentir tonto
pois e tenho que fazer isso ai, só chego atrasado kkk
ResponderExcluirDifícil vai ser não ativar a função soneca.
ResponderExcluirOtimo post , muitas coisas ai eu faço com frequência e que atrapalha meu sono causando ate falta de atenção no meu dia a dia , ajudou muito !
ResponderExcluirOtimo post , muitas coisas ai eu faço com frequência e que atrapalha meu sono causando ate falta de atenção no meu dia a dia , ajudou muito !
ResponderExcluirSe soubesse disso antes não estaria acordado até agora
ResponderExcluirHmm, eu tinha visto isso na televisão realmente funciona, além de te deixar mais atencioso no dia a dia você fica com menos mau humor.
ResponderExcluirEu posso ir dormi 00:00 , mas sempre acordo as 5 , vo começa a fazer isso pro meu desempenho melhorar e quem sabe meu humor kk..
ResponderExcluirAgora sei pq ignoro meu alarme.
ResponderExcluirÉ pq acostumei com ele.