quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ansiedade na adolescência


Ansiedade na adolescência A ansiedade é uma reação normal do organismo a qualquer situação de estresse, podendo ocorrer desde uma prova na escola até a falar em público, marcar um encontro ou participar de uma competição. O problema começa quando a resposta a este estresse se torna tão intensa a ponto de comprometer seu desempenho ou seu relacionamento com outras pessoas no dia-a-dia.
 Além de ser uma reação normal, a ansiedade também pode ser considerada uma ferramenta útil. Por exemplo, ao estudar para um teste, um pouco de ansiedade pode ser o tempero que faltava para lhe fazer estudar com mais afinco. Entretanto, quando excessiva, ela pode prejudicar a capacidade de raciocínio.
 Existem alguns sinais que sugerem que os níveis de ansiedade ultrapassaram os limites da normalidade.
 Os principais são:
 >> Você passa a ficar muito ansioso,  preocupado ou assustado sem motivo aparente.
 >> Você se preocupa demais com situações ou atividades rotineiras, como preparar uma refeição ou fazer um telefonema.
 >> Você checa repetidamente se fez uma determinada coisa certa (por exemplo: volta várias vezes para ver se fechou a porta).
 O que é ansiedade
 Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano que antecede momentos de perigo real ou imaginário e é marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.

Medo
 Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligada à palavra medo e, sendo assim, a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
 Aprenda a superar

 Uma vez reconhecido o problema, é hora de descobrir como superá-lo. Aprenda com suas emoções: o que lhe traz paz e o que lhe causa ansiedade? Em muitos casos, apenas admitir para si que uma determinada situação pode causar angústia excessiva e preparar se antecipadamente para ela já pode ser o suficiente para liquidar o problema da ansiedade.
Algumas pessoas podem se beneficiar de técnicas simples de relaxamento. Por exemplo: para reduzir seus níveis de ansiedade dedique diariamente um período de 20 minutos voltado para o relaxamento. Procure um lugar calmo, longe de outras distrações. 
Tratamento
 Cerca de 13% dos adolescentes apresentam uma ansiedade tão intensa que é necessário iniciar algum tipo de remédio específico para controlar o distúrbio.
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas
 >> Fadiga
 >> Insônia
 >> Falta de ar ou sensação de sufoco
 >> Picadas nas mãos e nos pés
 >> Confusão
 >> Instabilidade ou sensação de desmaio
 >> Dores no peito e palpitações
 >> Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas
 >> Boca seca
 >> Contrações ou tremores incontroláveis
 >> Tensão muscular, dores
 >> Necessidade urgente de defecar ou urinar
 >> Sensação de ter um “nó” na garganta
 >> Dificuldades para relaxar
 >> Dificuldades para dormir
 >> Leve tontura ou vertigem

 >> Vômitos incontroláveis

Um comentário: