terça-feira, 9 de junho de 2015

As salas de aula do futuro

O mundo muda constantemente. A tecnologia se desenvolve de forma muito rápida e a cada ano novas ferramentas possibilitam a inovação em diversas áreas. A educação não fica de fora e novos modelos de ensino se baseiam nas novas tecnologias para inspirar uma educação do futuro.

Uma educação do futuro, porém, não objetiva apenas o uso de tecnologia, mas a superação de certas dificuldades de uma educação que parece antiquada e fora da realidade atual. A internet possivelmente foi a ferramenta mais importante para a mudança na forma de aprender que estamos vivendo.

Podemos nos perguntar: como será o futuro da educação? Na verdade, este futuro já está acontecendo e saber alguns pontos destas mudanças é muito interessante para praticar estas novas formas de ensinar e aprender.

Alfabetização digital

Computadores, smartphones, tablets. Estamos rodeados por tecnologia que nos conectam com um mundo de informações. Mas sabemos realmente usar esta tecnologia em nosso favor? Conhecer o funcionamento das tecnologias, saber como fazer uma pesquisa na internet ou compartilhar conteúdos digitais é essencial para a educação do futuro. Bibliotecas imensas podem caber em um bolso, mas é preciso estar familiarizado e habituado a buscar esta grande quantidade de informações.

O que estamos aprendendo?

Esta é uma pergunta básica, mas por causa da imensa correria das nossas vidas, acaba não sendo feita. A autorreflexão sobre o que fazemos é essencial. Será que o ensino deve ser baseado apenas no conhecimento acadêmico? O famoso currículo muitas vezes é encarado como “decoreba” e a aprendizagem se perde com o tempo.

Deveríamos pensar em uma educação do futuro que se baseie em outra perspectiva? Qual seria? A questão ainda está em aberto, mas acredito que a aprendizagem deva ser direcionada para um conhecimento palpável para os alunos, que eles possam usar aquilo que aprenderam e prestarem atenção naquilo que acontece em sua volta.

Aprendizagem através de jogos: gamification

Os videogames podem ajudar nesta perspectiva sobre como funciona a aprendizagem. O estímulo proporcionado pelas táticas dos jogos aplicadas aos estudos podem ser um ótimo caminho despertar a curiosidade. A aprendizagem torna-se um desafio prazeroso e os jogos geralmente são praticados em grupos, valorizando as decisões coletivas. A imersão emocional na “aventura” de algum tema é um fator que deve ser explorado nesta perspectiva de educação do futuro.

Conectividade e transparência

A internet é o lugar para se estar na educação do futuro. A possibilidade de se conectar com outras pessoas proporciona um crescimento enorme nas formas de aprender. Facebook pode ser um lugar para estudar? Por que não? Também existem outros lugares na rede onde podemos encontrar informações que há alguns anos seriam muito difíceis de achar.

A internet possibilitou a aproximação da informação a um público muito maior, em um ambiente mais transparente e igualitário. Assim como as informações são mais transparentes, também devemos pensar na mudança das relações entre alunos, professores e outros profissionais da educação para uma perspectiva mais direta e aberta no futuro da educação.

2 comentários:

  1. Como gostariam que fosse a escola? Vocês acreditam que a escola hoje atende suas necessidades como alunos? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atende algumas necessidades mais para o coletivo , como um problema relacionado a escola, e menos para o individual, olhando para uma dificuldade que uma turma ou aluno tem . Mas acho que isso muito difícil em um país como o Brasil , onde tem escolas com problemas muito piores.

      Excluir