Em uma época onde não se existiam calculadoras eletrônicas, efetuar contas de multiplicação não era considerado uma tarefa fácil (mas efetuar soma era bem mais prático), Os logaritmos foram considerados um método muito eficaz de se resolver divisões, multiplicações e para determinar potências e raízes.
Um exemplo disso é o espectroscópio, utilizado pela astronomia para medir, de forma indireta, tanto a velocidade como a distância da luz proveniente de uma galáxia em questão. Como as distâncias e velocidades astronômicas são enormes, para fazer os gráficos utilizam logaritmos a fim de se evitar números muito grandes.
O inventor dos logaritmos foi John Napier (1550-1617), matemático escocês que teve o seu nome vinculado ao “Sistema de Logaritmos Neperianos”. Apesar de John ser o inventor dos logaritmos, o homem responsável pela aceitação desse incrível método, pelos cientistas, foi Henry Briggs (1561-1630), que propôs uma tabela de logaritmos e o conhecido “Sistema de Logaritmos Decimais”.
Na área de acústica, os logaritmos são extremamente importantes no que se refere a “Grandeza Nível Sonoro” (N), que obedece a uma escala logarítmica, sendo definida por N=10.log1/Io.
Aqui estão alguns videos aulas que achei bacana sobre a matéria, espero ter ajudado vocês.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4 - Final
Nenhum comentário:
Postar um comentário